quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PROJETO UCA

Formação UCA na E.E.F.M. Profissional São José – Sobral/Ceará

E-mailImprimirPDF

Realizou-se no dia 11 de setembro do corrente ano, na E.E.F.M. Profissional São José, o I Encontro Presencial da Formação do Projeto UCA que contou com a participação do Núcleo Gestor e todos os professores que compõem a referida unidade escolar. A referida Formação foi conduzida pelos professores multiplicadores Caubi de Mesquita Bezerra e Alba Valéria do NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional) da 6ª Crede de Sobral.
A Universidade Federal do Ceará foi representada pelo prof. Edgar Marçal que apresentou o Projeto UCA aos participantes. A orientadora da 6ª Crede, profª Valdízia Ribeiro, foi representada pela profª Sandra Ponte, superitendente da Escola, que também irá participar de todo o processo da formação.
“O que é o Projeto UCA?
O Programa Um Computador por Aluno – PROUCA tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia para a inclusão digital nas Escolas das redes públicas.” (Extraído http://uca-ce.blogspot.com)
“Como o Projeto começou
O governo brasileiro foi apresentado à experiência do Projeto OLPC, desenvolvida pelo MIT, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em janeiro de 2005 e naquele mesmo ano, em julho, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen, responsáveis pelo projeto, vieram ao Brasil especialmente para conversar com o presidente Lula e expor a ideia com detalhes.
O presidente considerou interessante a proposta e instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório. Uma equipe de especialistas em tecnologia na Educação das maiores universidades brasileiras, entre os quais o prof. Mauro Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual, foi convocado para prestar consultoria na montagem da proposta técnica e pedagógica do Projeto.
Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, em cinco estados, como experimentos iniciais, em São Paulo-SP, Porto Alegre-RS, Palmas-TO, Piraí-RJ e Brasília-DF.” (Extraído http://uca-ce.blogspot.com)
“Como as escolas foram escolhidas
A definição das cerca de 300 escolas públicas que participam do Piloto do Projeto "PROUCA" coube às Secretarias de Educação e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), entidades parceiras do Projeto.
Em articulação com a UNIDIME, as Secretarias de Educação dos Estados selecionaram escolas das redes estaduais e municipais, seguindo os seguintes critérios: ter cerca de 500 (quinhentos) alunos e professores e possuir energia elétrica para carregamento dos laptops e armários para armazenamento dos equipamentos.” (Extraído http://uca-ce.blogspot.com).

Esta é uma reportagem do Jornal Expresso do Norte.
www.expressodonorte.com

Nenhum comentário: